Morcela com carpaccio de ananás
Ingredientes:
- Morcela
- Ananás
- Açucar
Preparação:
Cortar as morcelas em rodelas e fritar dos dois lados na propia gordura, caramelizar legeiramente as fatias de ananás. Enrolar sobre a morcela e acompanhar com um pouco de salada.
Bife à Portuguesa
- Presunto
- Alho
- Manteiga
- Vinagre
- Vazia
- Azeite
- Louro
- Batata Frita (rodela)
- Pimenta
Começamos por temperar a carne com sal e pimenta. Depois levamos os bifes a corar mais o presunto em azeite e alho. Depois de corados, os bifes e o bacon com a gordura que fica na frigideira adicionamos a manteiga, o vinagre e o louro para fazermos o molho. Por fim fazemos as batatas fritas às rodelas e servimos numa frigideira de barro temperado com salsa.
Cogumelos Pleurotos Panados
Ingredientes:
- Pleurotos Ostriatus
- Farinha
- Ovo
- Cerjeva preta
- Sal
- Pimenta
- Óleo
- Mel
- Redução balsamico
Cortar em tiras os cogumelos, passar nsa polme e fritar no óleo bem quente. Por num prato com papel absorvente.
Epratar com mel fio de mel e redução.
Crepes de Salmão fumado
- Farinha
- Óleo
- Sal
- Leite
- Salmão fumado
- Iogurte natural
- Açúcar
- Cebolinho
- Ovo
Coloque a farinha numa tigela, abra uma cavidade ao meio e deite ai o ovo, vá envolvendo tudo com uma vara. Há medida que a mistura que a mistura começa a ficar mais homogénea vá juntando o leite aos poucos sem parar de mexer, junte também uma pitadinha de sal. Quando estiver tudo bem
envolvido passe o preparado pelo passador chinês. De seguida aqueça a frigideira com um pouco de óleo, acrescentando também um pouco de óleo ao preparado para que a massa fique mais solta.
Quando a frigideira estiver quente coloque uma concha de preparado, não muito cheia e espalhe bem para não ficar com buracos. Deixe cozer o crepe em lume médio durante alguns minutos, até a massa
se descolar à volta. Vire assim o crepe e deixe cozer mais um pouco. Repita o processo com a restante massa, vá verificando se a frigideira não necessita de um pouco mais de óleo. De seguida barrar um crepe com iogurte natural batido com mel.
Picar cebolinho e distribuir por cima. Colocar o salmão fumado por cima, enrolar, cortar em rodelas e acompanhar com um pouco de salada a gosto.
Esparguete a bolonhesa
- Carne picada
- Cebola
- Alho
- Louro
- Margarina
- Polpa de tomate
- Caldo de carne
- Sal
- Pimenta
- Queijo ralado
- Noz-moscada
- Orégãos
- Esparguete
- Óleo
Numa panela com água a ferver, coloque o óleo e tempere com sal. Coloque o esparguete a cozer conforme as instruções da embalagem e mexa bem para não colar. Num tacho, leve ao lume a margarina, a cebola, o alho e as folhas de louro. Deixe refogar durante 5 min. Passados 5 min, junte a carne e mexa para fritar bem. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Quando a carne ficar solta e com cor junte a polpa de tomate e mexa. Junte o cubo de caldo de carne e o vinho branco. Deixe cozinhar entre 10 a 15 min até o molho ficar bem apurado. Depois do esparguete cozido escorra-o no escorredor. Depois do molho apurado, tempere com orégãos e polvilhe com queijo ralado.
Bacalhau com natas
- Bacalhau
- Leite
- Noz-moscada
- Cebola
- Azeite
- Alho
- Folha de louro
- Farinha
- Batata
- Natas
- Manteiga
- Pimenta
- Queijo
Coza o bacalhau demolhado em leite. Corte a cebola em rodelas finas e refogue em azeite até estar mole e transparente. Escorra o bacalhau e desfaça-o em lascas e junte ao refugado. Deixe alourar lentamente.
Polvilhe com farinha, mexa e regue com leite coado onde cozeu antes o bacalhau.
Deixe engrossar mexendo de vez em quando. Descasque e corte as batatas em batalha e frite em óleo não quente, de forma a deixa-las mais cozidas que fritas. Escorre as batatas e junte-as ao bacalhau.
Tempere com sal, noz-moscada e pimenta. Deite tudo num tabuleiro untado para ir ao forno, espalhe por cima as natas e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno até estar gratinado.